Um esporte que lembra aventuras e caçadas, histórias de deuses que enviam raios dos céus, heroicos soldados que derrotam os inimigos atravessando seus escudos com lanças afiadas: o lançamento de dardos é, assim como o lançamento de disco e de martelo, uma das mais conhecidas e antigas modalidades olímpicas....
A prova é uma corrida em linha reta e o lançamento de um bastão pontudo, o dardo, o mais longe possível. Para que alcance as melhores marcas, o/a atleta tem no site da Pista e Campo uma linha completa de dardos dos mais diversos materiais e marcas, como a Vinex, Polanik, Nordic, Gill e Sportland, adequados aos níveis de competitividade, do iniciante ao profissional, com certificação do IAAF. Vários tipos de aço, fibra de carbono, duralumínio e até bambu são os materiais utilizados na confecção do implemento.
O peso e o tamanho do dardo, assim como os demais implementos dos esportes de lançamentos, mudam de acordo com a categoria. No feminino, o dardo tem 2,3 m de comprimento e peso de 0,6 kg. O peso para a categoria masculina é de 0,8 kg e o comprimento, 2,7 m. A pista para a corrida antes do lançamento tem 35 metros de comprimento por 4 m de largura. Ao tomar o impulso necessário, e com um giro do corpo durante o lançamento, o atleta impulsiona o dardo a uma velocidade superior a 100 km/hora. Esta modalidade faz parte das provas do heptatlo e do decatlo.
RECORDES
O tcheco Jan Železný atingiu, em 1996, a marca de 98,48 metros, tornando-se recordista mundial em lançamento de dardo. O norueguês Andreas Thorkildsen levou o recorde olímpico com 90,57 metros em 2008, nos Jogos de Pequim. Entre as mulheres, o recorde mundial está em 72,28 metros, cravado pela também tcheca Barbora Špotáková em 2008, e o olímpico foi obtido pela atleta cubana Osleidys Menéndez, nos Jogos de Atenas, em 2004.
CURIOSIDADE
Na Grécia Antiga havia dois tipos de competições de lançamento de dardo. O "ekebolon” premiava a distância alcançada pelo arremesso e o "stochastikon" tinha como objetivo atingir um alvo determinado. Com o tempo, a mira deixou de fazer parte do esporte.