Clássico, o lançamento de disco é um dos esportes mais antigos da Humanidade. O disco é um prato, geralmente de metal, que pode ter de 18 a 22 cm de diâmetro. A espessura e o peso do disco variam de acordo com a modalidade: no lançamento masculino, o disco tem 2 kg e 45 mm de espessura. No feminino o peso do disco é de 1 kg e a espessura de 38 mm....
A Pista e Campo tem uma ampla gama de implementos para os/as atletas de todos os níveis, do treinamento iniciante ao profissional e olímpico, com certificação internacional do IAAF, alta qualidade e marcas consagradas, como a Vinex, Polanik e Sportland. São discos de bronze, aço inox, alumínio e borracha com acabamentos que podem ser de fibra de carbono, ABS, fibra de vidro e madeira.
O lançamento de disco passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos em 708 a.C. A imagem do atleta com seu disco está em diversas esculturas clássicas e famosas da Antiguidade. Para o lançamento, o/a atleta segura o disco sobre os dedos e o apoia contra o antebraço, faz um giro rápido e solta o disco, estendendo completamente o braço do lançamento. Mas antigamente era muito diferente: até 1920 a pegada podia ser feita com as duas mãos e o giro só surgiu em 1926, passando a ser obrigatório em 1954. O lançamento de disco é uma das provas do decatlo.
RECORDES
Os recordes mundiais, no masculino e no feminino, pertencem a atletas da antiga Alemanha Oriental: Jürgen Schult, em 1986, com a marca de 74,08 m e Gabriele Reinsch em 1988, com a marca de 76,80 m. Outra alemã, Martina Hellmann, conseguiu o recorde olímpico na Olimpíada de Seul em 1988, com 72,30 m e o lituano Virgilijus Alekna em Atenas (2004), com a marca de 69,89 m.
CURIOSIDADE
O lançamento de disco foi a prova que menos sofreu modificações nas regras e na técnica, assim como no formato do disco, em toda a história do Atletismo. Seu maior praticante foi o americano Alfred "Al" Oerter, atleta que conquistou quatro medalhas olímpicas de ouro seguidas, entre os Jogos de Melbourne em 1956 e Cidade do México, em 1968.