Hoje em dia é diferente, mas o implemento do lançamento de martelo já foi bem parecido com a ferramenta...
Quando surgiu, há 2 mil anos, o atleta arremessava uma bola de pedra fixada a um cabo de madeira que, com o tempo, foram substituídos por uma bola de ferro e arame flexível. Assim, para praticar esse esporte são necessários não apenas o martelo, mas também o suporte para apoio de mão, o cabo, as luvas ainda os calçados, pois o uso dos materiais adequados reduz os riscos de lesões. Pista e Campo tem todos esses implementos e acessórios de marcas renomadas no mercado esportivo, com garantia de qualidade, certificados pelo IAAF e os preços mais acessíveis, tanto para os níveis de treinamento como para os profissionais, de marcas como Vinex, Polanik e Sportland.
Nesta modalidade o atleta deve dar três giros com o martelo sobre a cabeça para ganhar impulso e depois mais três giros em alta velocidade em torno do eixo do seu corpo antes de efetuar o lançamento. O martelo tem massa de 7,26 kg e extensão de 1,215 m para homens; para mulheres, pesa 4 kg e cabo de 1,95 m.
CURIOSIDADE
O lançamento de martelo era, até pouco tempo, um esporte de irlandeses – imigrantes que foram fazer a vida nos Estados Unidos, no começo do século passado, levaram para lá e popularizaram o esporte, que era praticado na Antiguidade nos jogos das Highlands, na vizinha Escócia – e onde também foi criado oficialmente o arremesso de peso. Assim, o recorde mundial foi conquistado pelos atletas de origem irlandesa nada menos que 33 vezes, além de cinco medalhas de ouro, em cinco edições dos Jogos Olímpicos.