Aqui na Pista e Campo você encontra a tecnologia essencial para atletas velocistas decolarem nas pistas de corridas e baterem as melhores marcas nos treinos e nas competições...
Os blocos de partida são equipamentos utilizados no atletismo, em qualquer tipo de pista, por atletas de velocidade, em todas as corridas de velocidade até e inclusive a de 400m (incluindo a primeira etapa dos revezamentos 4x100 e 4x400m).
Os primeiros blocos de partida construídos foram os de madeira. Hoje, com o avanço da tecnologia e a evolução do preparo físico dos atletas, este equipamento precisa ser resistente, robusto e pesado. Os blocos de partida também podem ser fabricados em aço, ferro galvanizado, alumínio, alumínio fundido (tipo Nick Newton), PVC e até mesmo borracha, no caso de blocos indicados para iniciação ou uso indoor (ginásios).
Os melhores blocos de partida são aqueles que possuem regulagem de distância e inclinação dos pedais, não enferrujam, contam com um trilho central grande e pesado o suficiente para suportar a impulsão de um atleta extremamente forte, encaixe para equipamento de saída falsa (cronometragem eletrônica) e fixadores apropriados para evitar qualquer folga durante a largada. Os pedais grandes também são importantes para que o equipamento possa atender os atletas paralímpicos, uma vez que contribuem para reduzir as limitações enfrentadas pelos atletas de classe T (de track) que disputam provas de velocidade. Sendo opcional para categoria A e classes T35 a 38 de ambas categorias.
Em competições de alto rendimento, campeonatos mundiais e Jogos Olímpicos, os blocos utilizados são totalmente reguláveis, com ajuste de distância e inclinação, inteiramente de alumínio fundido, com pedais de apoio para os pés grandes e reforçados
As superfícies dos apoios do pé devem acomodar os pregos do sapato do atleta, quer usando ranhuras ou recessos na face do apoio do pé ou cobrindo a superfície do apoio do pé com material adequado permitindo o uso de sapatos com pregos. Eles permitem que os atletas adotem uma postura inicial mais eficiente, contribuindo para que o atleta aumente a sua capacidade de velocidade de Sprint.
Robson Caetano é até hoje detentor do recorde brasileiro e sul-americano da prova dos 100m rasos, com o tempo de 10s cravados, obtido em 31 de maio de 1988. A nível mundial o recorde pertence a Usain Bolt, da Jamaica, obtido durante o Campeonato Mundial de Atletismo de 2009 em Berlim, na Alemanha, com a marca de 9,58s.
Bolt e Elaine Thompson, da Jamaica, são os atuais campeões olímpicos e Justin Gatlin e Tori Bowie, dos EUA, os campeões mundiais.
No site da Pista e Campo, patrocinadora oficial da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) você vai encontrar tudo o que precisar para praticar o Atletismo com equipamentos reconhecidos por sua alta tecnologia e segurança, certificados pelo IAAF, marcas consagradas no mundo esportivo, como a Polanik e Nordic, com os melhores preços do mercado.