A primeira nota 10 da história de Nadia Comaneci As medalhas dos irmãos Daniele e Diego Hypólito; a sambadinha de Daiane dos Santos, a graça de Jade Barbosa: não há quem não reconheça os ídolos da ginástica artística, um dos momentos mais belos e disputados das olimpíadas....
Precisão, força, flexibilidade, agilidade, coordenação e equilíbrio são algumas das características necessárias, todas ao mesmo tempo, de seus atletas, de forma extrema e espetacular. O treinamento para chegar ao auge de suas formas começa cedo, por volta dos 6 anos, e exige equipamentos e acessórios de excelência, como os que selecionamos aqui no Pista e Campo: garantia de qualidade e os melhores preços do mercado.
Praticantes de ginástica artística são chamados de ginastas. Embora inicialmente tenha sido praticada somente por homens, hoje essa modalidade está presente em ambas categorias (masculina e feminina). Durante as Olimpíadas há três tipos de competições de ginástica artística: individual por aparelhos - seis para os homens e quatro para as mulheres; provas individuais gerais, chamadas “all around”, e competição por equipes.
Os homens competem em seis aparelhos: salto sobre o cavalo, barras paralelas, cavalo com alças, barra fixa, solo e argolas. Já as mulheres competem em salto sobre o cavalo, trave de equilíbrio, barras paralelas assimétricas e solo.
Em cada aparelho, a série é julgada por um grupo de árbitros divididos em duas bancas. O primeiro, denominado A, avalia o valor da série enquanto o segundo, denominado B, dá a nota para a execução dos movimentos.
No primeiro dia de competição, os atletas competem em todos os aparelhos. Nesta competição são definidas as seis seleções, nas duas categorias, que disputarão as finais, e os 36 melhores ginastas das duas categorias para a final da competição geral por aparelhos e os oito melhores ginastas de cada sexo para a disputa das medalhas por aparelhos.
Com as notas zeradas em relação a primeira competição, os 36 melhores ginastas, masculinos e femininos, competem na prova individual geral por aparelhos. Cada país só pode ter três representantes nesta competição. Os três melhores homens e mulheres ao final de todos os aparelhos conquistam as medalhas de ouro, prata e bronze.
No terceiro dia realizam-se as finais por aparelhos. Os oito melhores ginastas masculinos competem em cada um dos seis aparelhos. As oito melhores ginastas femininas competem em cada um dos quatro aparelhos da modalidade. Cada país pode inscrever no máximo dois atletas na disputa final por aparelhos.
Nas competições por equipes, os cinco melhores ginastas de cada seleção, formada por seis atletas, competem em cada aparelho, seis para os homens e quatro para as mulheres. Somam-se os resultados de cada atleta em cada um dos aparelhos para determinar a pontuação final das seleções. O país com maior número de pontos torna-se campeão olímpico.
PROVAS FEMININAS
Solo: mede 12 por 12 metros. A apresentação dura de 60 a 90 segundos e é acompanhada de música. Contam pontos na avaliação dos árbitros a harmonia e a eficiência na execução dos movimentos.
Salto sobre o cavalo: o cavalo tem 1,10 metro de altura. Para executar o salto a ginasta conta com o auxílio de um trampolim. Ela pode optar por executar um salto após correr e pular no trampolim ou dando uma estrela antes de chegar ao cavalo, realizando o movimento chamado Yurchenko.
Barras paralelas assimétricas: a barra mais alta tem 2,45 metros e a mais baixa 1,65 metro. A ginasta é julgada pela dificuldade e execução dos elementos.
Trave de equilíbrio: está a 1,25 metro do solo e tem 10 centímetros de largura. A prova dura entre 70 e 90 segundos, e toda a extensão do aparelho deve ser percorrida pela ginasta.
PROVAS MASCULINAS
Solo: o exercício de solo para homens dura entre 50 e 70 segundos. Diferentemente da prova feminina, o solo masculino não tem música.
Cavalo com alças: fica a 1,05 metro do solo e tem 1,60 metro de comprimento. O ginasta deve executar movimentos contínuos de círculos e tesouras. Somente as mãos devem tocar o aparelho.
Argolas: estão a 2,55 metros do solo. Durante a apresentação o ginasta deve ficar pelo menos dois segundos parado numa posição vertical ou horizontal em relação ao solo. As argolas devem sempre permanecer paradas.
Salto sobre o cavalo: o cavalo fica a 1,35 metro do solo. O ginasta deve comunicar aos árbitros qual salto vai realizar para que se possa atribuir a nota de partida.
Barras paralelas: estão a 1,75 metro do solo. Durante a apresentação o ginasta deve executar um movimento em que as duas mãos não estejam em contato com o aparelho.
Barra fixa: está a 2,55 metros de altura. Durante a execução da prova o atleta deverá manter-se em movimento realizando exercícios como mortais e saltos encarpados.